Ficção Científica

Sou fã. Acho que é o que dá pra dizer de mais honesto. Prefiro aquelas histórias que tratam do ser humano e das suas relações interpessoais e com a tecnologia.
Meu autor preferido, o Bom Doutor Isaac Asimov tratou da questão como ninguém – a meu ver – e tem uma longa lista de livros publicados.
Há que se dizer que o tema não é para qualquer um e que um tanto de referência a outros temas diversos pode fazer falta ao leitor comum.
Dito isso, recomendo a leitura de Nós, Robôs.   O exemplar da foto foi a Valéria quem me deu, de presente de Páscoa (ahaaa… pensou que a gente pedia só chocolate de presente, né?) e foi garimpado num sebo da Praça Tiradentes.  Obrigada, irmã!!!

Edição de 1987 - Nós temos!!! (Não empresto, não vendo, não dou)
Edição de 1987 – Nós temos!!! (Não empresto, não vendo, não dou)

Peguei uma descrição apaixonada do livro na Livraria Phylos e vou deixar aqui para aqueles que não o conhecem terem uma idéia do que estou falando:

Se há algum motivo especial pelo qual Isaac Asimov entrará para a história, é por suas teses e predições acuradas sobre a ciência da Robótica, nome, aliás, que devemos a ele.  O autor tinha, quando vivo, um amigo particular, industrial norte-americano, que se iniciou no ramo da produção de robôs industriais por inspiração de Asimov.  São de sua autoria, também, as assim chamadas “Três Leis da Robótica”, e que são aceitas como perfeitamente viáveis e aplicáveis aos robôs fabricados. 

1. Um robô não pode causa dano a um ser humano, ou, por inação, permitir que seja causado dano a um humano;

2. Um robô deve obedecer às ordens que lhe forem dadas pelos seres humanos, exceto quando tais ordens conflitarem com a Primeira Lei;

3. Um robô deve proteger sua própria existência tanto quanto esta proteção não conflitar com a Primeira ou a Segunda Lei.

Para quem conhece, este é um livro de valor inestimável.

Recomendo em quantidades absurdas.

Enjoy!

P.S. do Léo intrometendo-se em mais um post: “Não podemos esquecer o efeito linger nos cérebros positrônicos”. Dra Susan Calvin.

P.S. da Lalí: Parem de me dar spoilers pq eu ainda não lí todos os contos! ;p

Anúncios

4 thoughts on “Ficção Científica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s