A Black Chocolat Stout

img_20140220_193805411
Essa eu tomei com meu genro Jefferson (Lali provou) no meu aniversário do ano passado. Como o nome já diz é uma stout (pra quem não sabe, stout é cerveja preta com chocolate, café etc. A irlandesa Guinness é sua mais famosa representante) americana fabricada pela cervejaria artesanal Brooklyn.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Que palavra define essa cerveja? Não há uma só. Vigorosa. Forte. Intensa. Saborosa. É isso tudo e mais um pouco. Não é cerveja pra quem está acostumado às do tipo pilsen tradicionais. É outra coisa, é outro sabor, é outro produto, pois não é uma bebida simples de se definir. Para sentir o sabor dela, tem que beber devagar e não muito gelada. Ela é preta de dar dó e a espuma dela (deliciosa – e vital que ela dure até o final do copo para que você sinta todo o seu sabor) também é escura, quase marrom.
img_20140220_194621049
Brooklyn Black Chocolat Stout
Chocolate é a palavra. Até o cheiro dela exala chocolate e, apesar de nitidamente você também sentir o sabor de café, é à chocolate que ela exala. E chocolate amargo que, juntando com o já característico amargor das cervejas, a deixa ainda mais amarga. Um perigo para chocólatras pinguços.
img_20140220_194635768
Cremosa, Amarga, Forte, Deliciosa…
Eu falei que ela é forte?  E amarga? Que tem gosto de chocolate? Se falei, não custa nada falar de novo por que isso ela é! (Não é Jefferson e Lali?). Tem 10% de teor alcólico, porém, pelo sabor, parece que tem muito mais. Deliciosa. Difícil de definir.
P.S. intrometido da Lali: Eu mal consegui tomar um gole, de tão amarga que é!  Mas o cheiro é delicioso.
Anúncios

6 thoughts on “A Black Chocolat Stout

  1. Ler foi fácil Léo, agora fico esperando você entregar a cerveja para eu beber….hehehe!
    Adoro cervejas tipo Stout. Mas é isso mesmo, é outro conceito de bebida. É para saborear com tempo e não tomar umas 10 seguidas como fazemos em festas e churrascos da vida. E tem mais uma coisa: assim como o vinho, os diversos tipos de cerveja existentes exigem para o apreciador mais “graduado” a temperatura ideal e o copo ideal para apreciá-la em sua plenitude.

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s