Croquete Alemão de Carne – O Chucrutinho

Dentre minhas aventuras gastroviajantes, tendo a olhar o que tem na geladeira e o que posso fazer com isso.  Desta vez, me aventurei em um clássico alemão, de origem holandesa, que gosto de petiscar nos deliciosos Bar Luiz (o melhor) e Pavelka (segundo melhor).  O Kroketten, ou Croquete.

Caco Antibes – Programa Sai de Baixo – TV Globo

Eternizado pelo querido Caco Antibes, aquele que tinha Horror a pobre, e pobre adora comer “cocrete”.  O croquete acabou se tornando uma iguaria infame entre muitos brasileiros, o que é uma pena, pois é um dos petiscos mais gostosos que comi, é consumido como iguaria, dentro de suas idiossincrasias e adaptações, em todo o mundo, e é facílimo de fazer.

Quanto à minha receita, fiz primeiramente de carne de boi, que é o que ensinarei aqui, mas também testei com carne de peito de chester, e também funcionou.

Ingredientes:

-2 col. sopa de azeite ou óleo de sua preferência

-500g de carne de boi (à sua escolha, de preferência de boa qualidade) ralada, moída, desfiada ou processada.

-1 cebola grande picadinha

-1 colher de alho picado, ou dois dentes de alho fresco bem picadinho

-Tempero à gosto.  Utilizei: Manjericão desidratado, Páprica doce, Páprica picante, Gengibre em pó e Noz moscada

-QB de sal

-1 e 1/2 xícara de leite (utilizei leite desnatado, mas você pode utilizar o que preferir)

-1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

-2 ovos batidos para empanar

-QB de farinha de rosca para empanar

-Óleo para fritar

 Pra quem não sabe QB significa Quanto Baste

Este slideshow necessita de JavaScript.

Coloque o azeite para aquecer em uma panela grande e funda, acrescente a carne moída ou processada e doure até ficar bem cozida.  Acrescente a cebola e o alho, mexa bem, tempere à gosto e inclua o sal.  Ao provar, o sal deve estar acentuado, porém não salgado demais, pois ao juntar os demais ingredientes, o sal será diluído.

carne
Carne cozida bem sequinha

Depois de a carne estar bem cozida e do seu agrado, acrescente o leite e mexa para que fique homogêneo.  Junte a farinha aos poucos, com o fogo baixo, para que fique uma massa uniforme e solte do fundo da panela.  Apague o fogo e aguarde esfriar um pouco, de forma que possa ser modelado com as mãos.

Para modelar, após a massa estar fria, eu unto minhas mãos com um pouco de azeite, manteiga ou margarina, para que o croquete não grude, e faço rolinhos.  O tamanho você mesmo escolhe, eu os faço pequenininhos, quase um amuse bouche, pois acho que ficam mais gostosos e podem ser consumidos como petisco ou como acompanhamento num almoço.

Depois de modelá-los, coloque na geladeira por uns quinze minutos, ou mais, podendo ficar até de um dia para o outro, caso você esteja adiantando algum evento.  É importante que os croquetes sejam resfriados para firmar, pois o calor das mãos faz com que eles fiquem macios demais para empanar.

croqgelad
Croquetes modelados prontos para a geladeira

Após retirá-los da geladeira, passe-os nos ovos batidos e depois na farinha de rosca e frite em óleo bem quente.  Eu deixo apenas tempo suficiente para dourar a farinha, pois o croquete já está cozido.  Escorra em papel toalha ou semelhante.  Ele fica sequinho e sem gordura.

pronto
Chucrutinho Pronto. Minnie e Mickey de olho. Servido com mostarda escura e mostarda amarela.

Você pode também presentear seus pais com um recipiente cheio deles para que eles possam dançar música lenta abraçados com o recipiente enquanto se deliciam com a iguaria.

Quem provou, aprovou.  Aqui ele fez o maior sucesso.  Combina perfeitamente com mostarda escura, amarela, dijon, molho de mostarda, mostarda com uísque, mostarda com vinho, e qualquer tipo de mostarda… 😀

Quanto ao “Chucrutinho”, é um apelido carinhoso, apesar de chucrute não ter nada a ver com croquete, tendo em vista que chucrute é uma conserva de repolho fermentado, então vocês perguntem a procedência do apelido ao meu Pai, pois eu não sei de onde veio. (depois eu quem sou maluca).

Espero que gostem!

Anúncios

15 thoughts on “Croquete Alemão de Carne – O Chucrutinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s