Punk IPA Brewdog e Liefmans Fruitesse: Duas cervejas muito diferentes entre si

A classificação de uma bebida alcóolica (ou não) como “cerveja” é muito abrangente. Muito. Quando eu comecei a apreciar o líquido, chegava no bar e pedia: “me dá uma cerveja aí!”, a minha única escolha era entre Antarctica e Brahma. Com a globalização e a vinda de cervejas de outros países para o Brasil (sim, eu sou velho. Sou de um tempo em que não havia internet. Parece ficção científica), descobri que havia uma gama maior de escolhas, tipos, formatos etc.

Por isso, escolhi essas duas cervejas que estão neste post para comparação, porque, pela descrição delas, o incauto pode pensar que são semelhantes, já que as duas são cervejas (dããããã) e frutadas. As duas são do lote de presentes do meu aniversário do ano de 2014, o mesmo lote que deu a ideia de fazermos um blog. Espero que minha avaliação dê uma ideia melhor do que estou querendo transmitir. Vamos a elas.

Punk IPA Brewdog

IMG_20140219_202104027

Como já diz o nome, esta cerveja é uma IPA, mas uma IPA bem incomum, já que a sua cor nos remete a uma pilsen tradicional, sendo mais clara que uma tradicional. Mas a semelhança para por aí, pois só com o cheiro dela já dá pra perceber o aroma de frutas, se não me engano, alguma fruta cítrica não tão familiar ao nosso olfato. Mas cerveja não foi feita pra cheirar e vamos logo ao que interessa: o sabor.

IMG_20140219_202034216

IMG_20140219_202043011

Não sei se ela foi feita de propósito pra enganar o bebedor, mas que ela engana, ah engana. Você começa a bebê-la e seu gosto é bem levinho, porém ela vai se tornando mais amarga com o passar do tempo e, quando você acaba de beber, o gosto de amargo permanece junto com o de álcool (o teor alcóolico nem é tão alto assim, é de 5,6%), provando que o cara que fez a cerveja (alguns o chamam de cervejeiro rsrsrsr) entende da bagaça. Cerveja para beber litros sentado com os amigos e com uns belisquetes da Isabela e da Lali. Pena que a garrafa é de 330 ml.

Liefmans Fruitesse

IMG_20140220_210628781

Essa a Lali provou e… gostou ! Se você quer uma cerveja frutada, é essa que você deve tomar (N.E.: aguardem o post da Schöfferhofer Grapefruit Hefeweizen). É uma cerveja de frutas vermelhas (que você consegue sentir o gosto bem forte de cada uma delas), bem gaseificada, quase um champanhe. A cor é um show à parte, aliás, o visual dela como um todo no copo é um marketing fortíssimo, já que o colarinho também fica “tingido” de vermelho. E o cheirinho dela dá vontade de você beber logo.

IMG_20140220_211628585

Quando você vê, inclusive na garrafa, você logo pensa: “é cerveja de mulher”. Mas é aí que você se engana. Ela tem um teor alcóolico de 4,2% e também é amarga, porém muito saborosa. Se você procura uma cerveja com sabor tradicional, fuja desta aqui, mas se você quer uma boa bebida, gostosa e refrescante essa é uma excelente opção. A desvantagem é que, quem não gosta de cerveja, vai gostar dessa aqui e não vai sobrar muito pra você.

Aí estão duas cervejas que, embora pareçam semelhantes, são bem distintas uma da outra. Espero que eu tenha ajudado você a escolher. São duas excelentes opções.

P. S. da Lalí: A Liefmans tem um gosto bom de danoninho!

Anúncios

2 thoughts on “Punk IPA Brewdog e Liefmans Fruitesse: Duas cervejas muito diferentes entre si

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s