Meus amigos me chamam de Muffin… Mas você pode me chamar de RobôMuffin!

Eu tenho preferência por alimentos salgados, apesar de saber apreciar os demais sabores, os doces, os amargos, os apimentados, os ácidos… mas tenho preferência por alcalinos e salgados.

Bem, estava eu, em determinado dia, às voltas para saber o que faria para o jantar, tendo em vista o pouco tempo, a pouca variedade de material e a pouca vontade de ficar horas na cozinha.  Pq tem dias em que a gente não está com muita vontade de cozinhar, mas isso não significa que o pouco tempo que vamos disponibilizar para a atividade nos resultará em algo ruim, meia boca, ou marromenos.

Bem, eu achei por aí uma receita de muffin salgado.  Desculpem, mas eu não lembro onde foi.  Sei que foi pelo celular, eu anotei num pedaço de papel de rascunho uma parte da receita e levei pra casa.  Lá eu fiz minhas adaptações, e então nasceu o Muffin Salgado que será ensinado abaixo.

 

Ingredientes:

-2 xícaras de farinha de trigo

-2 xícaras de leite (usei desnatado)

-1 e 1/2 colher de café de fermento químico

-1 xícara de  brócolis japonês cozido

-1/2 lata de milho verde (sem a salmoura)

-1/2 lata de ervilhas (sem a salmoura)

-100g de presunto cozido picadinho

-100g de mussarela picadinha

-50g de parmesão ralado

– sal a gosto

-margarina e farinha de trigo para untar

Para preparar os muffins você vai precisar de uma forma para muffin, ou para cupcake, que são, na verdade, iguais, só que cupcake está na moda.

Num bowl, ou tijela, ou o recipiente que você quiser, coloque a farinha e o fermento e misture, depois coloque o leite e mexa com um fouet até ficar homogêneo.  Acrescente os demais ingredientes e misture calmamente de modo que a massa envolva os ingredientes e não fique legume pra um lado e farinha pro outro.

Unte a forma para muffin com a margarina e enfarinhe.  Com a ajuda de uma colher de sorvete, que facilita bastante o serviço, coloque um pouco da massa em cada espaço da forma, até a borda (sem transbordar).

Leve ao forno -pré-aquecido- a 250ºC, por cerca de 20 minutos, ou até crescer.  Se a sua forma de muffin for de silicone é bom colocar sobre uma forma de inox ou de vidro para que não derrame, pois a massa é muito líquida.  Para saber se está pronto, basta fazer como em qualquer bolo: fure com um palito, se o palito sair sequinho e limpo, está pronto.

IMG_20150418_134121447

Essa receita é muito versátil.  Você pode colocar quase qualquer recheio (salgado), basta aumentar ou diminuir proporcionalmente a quantidade de farinha de trigo, de fermento e de leite.  Fiz duas vezes e quem provou aprovou. 😀

 

P.S.: Descobri que RoboMuffin é uma marca filipina de roupas!

Deixe uma Resposta

