Qual é a melhor banda do mundo ? O Slade, é claro !

slade

Como diria o mestre Eu Mesmo: “Quem não gosta de Slade, bom sujeito não é !”. Tenho certeza que muitos vão discordar (principalmente meu irmão), mas eu não ligo. Essa é minha opinião e, cada vez que eu escuto uma performance “ao vivo” do grupo, eu me certifico mais disso.

Dessa vez foi “Born To Wild”. Meu filho Léozinho fez uns daqueles testes que tem no Facebook e era algo do tipo “qual música te personifica ?” e pediu pra eu fazer também, porque estava curioso, e deu a supracitada “Born to Be Wild”. Milhões de versões dessa música foram gravadas, mas a minha preferida é a do álbum “Slade Alive !”. Curiosidade: meu saudoso pai adorava essa música. Ele dizia que,quando acabava, dava uma sensação de alívio intensa. Rsrsrsrs…coisas de Rui Machado.

Mas,voltando ao texto, O Slade não tem os músicos mais virtuosos do planeta, eles são no máximo, músicos medíocres (no bom sentido). A formação da banda normalmente (porque, às vezes, eles trocavam seus instrumentos, com exceção da bateria) era: Noddy Holder (Vocal e Guitarra Rítimica), Jim Lea (Baixo), Dave Hill Dentinho (Guitarra Principal) e Don Powell (Bateria). A dupla Holder/Lea eram os compositores das músicas (que, em muitos casos, tinham a grafia errada de propósito nos seus títulos) em quase sua totalidade. Por falar em Lea, ele era o motor do Slade, pois além do baixo, pilotava também teclados, piano, violino e outros mais.

Aí vocês devem estar se perguntando: “Como então eles são a melhor banda do mundo ?”. Eu falo. É por causa das apresentações ao vivo. O supracitado “Slade Alive !”, na opinião deste humilde escriba, é o melhor disco ao vivo de todos os tempos ! Holder dá um show de berros em “Get Down and Get With It“. Na, também já citada, versão matadora de “Born To Be Wild”, há barulhos de helicópteros, bombas explodindo, ruídos e microfonias mil e, principalmente, a platéia vai à loucura ! De tirar lágrimas do coração mais sensível. Chego a marejar no teclado. Há outros discos do Slade ao vivo, mas este é o Santo Graal.

A energia que o Slade coloca em uma apresentação de rock and roll é uma coisa de louco e contagia a platéia de uma forma sinergética impressionante. Veja nesse vídeo de “Dizzy Mamma”. Ignore que o riff da música é chupado de “Tush” do ZZ Top. Não é à toa que a performance deles no Festival de Reading em 1980 é tida como uma das melhores apresentações de uma banda em toda a história do rock an roll. Eles entraram nesse festival de última hora (substituindo o Def Leppard, se não me engano. Me enganei. Foi o Ozzy.). Eles tinham feito um sucesso incrível na Inglaterra (foram um dos expoentes do chamado “Glam Rock”, tendo emplacado diversos hits número 1 nas paradas britânicas mas nunca fizeram muito sucesso nos EUA) no final dos anos 60 e começo dos 70, mas a explosão punk os havia varrido do mapa. Juntaram a banda só pra tocar nesse festival e subiram ao palco sob os olhares desconfiados da platéia. Arrasaram !

Sem me estender muito: que Beatles, que Rolling Stones, que The Who que nada. Se eu tivesse uma banda, eu queria que os caras tocassem igual ao Slade ! Então “Cum on Feel The Noize” e “Gudbye T. Jane” ! Ou melhor, “Gudbye Gudbye“! Ah, mamãe, será que eu fiquei louco agora ?

8 thoughts on “Qual é a melhor banda do mundo ? O Slade, é claro !

      1. Adorei! Apesar de achar que eles não são a melhor banda do mundo, mas uma das melhores, hehe! Depois de 1980 eles fizeram alguns sons que gosto muito também. Na verdade acho que não há uma fase do Slade que eu não goste, tanto final dos anos 60, ápice nos 70 ou anos 80, tudo deles é ótimo! Atualmente não é muito fácil achar brasileiros que gostem (ou até mesmo conheçam) deles, então é sempre legal ver posts assim! (curiosidade: achei seu blog quando estava procurando “camiseta Slade” no Google!)
        Você assistiu o filme deles, “Slade in Flame”? Tem completo no Youtube, mas sem legendas (o sotaque carregado deles atrapalha um pouco, mas dá pra assistir numa boa).
        Ah, também fiz um post sobre eles no meu blog ano passado: http://isalennon.blogspot.com.br/2016/07/im-having-chrush.html
        E mais uma curiosidade: meu despertador do celular é a “Get Down and Get With It”, hahaha! Na primeira vez que o Noddy deu o berro, meu marido quase teve um treco com o susto, rs!

        Liked by 1 person

      2. Comentei lá no seu Blog. Quando eu era adolescente, na metade dos anos 80, eu era o único que gostava de Slade…rsrsrsr. Assisti Slade in Flame sim e tive o mesmo problema. Sugiro também dar uma olhada no Sweet (Fox on the Run está na trilha de Guardiçoes da Galáxia 2 !) e no Mud (Tiger Feet), outros grupos de Glam Rock da mesma época.
        Ah, só pra terminar : minha esposa, Isabela igual à você, pinta camisas pra vender. Você achou a sua do Slade ?

        Gostar

Deixe uma Resposta

