Gostinho de infância… da minha mãe.

Nesse fim de ano que passou eu decidi fazer uma sobremesa nova, algo que eu nunca tinha feito.

Peggy_Bundy

 

Então comecei a procurar receitas pela internet.  Procura daqui, pesquisa dalí, encontrei algumas receitas que me agradaram, mas não por completo.  Então fui fazendo vários monstros do Dr. Frankenstein, montando uma receita na outra até chegar ao resultado a seguir:

 

Ingredientes

-Suco de duas ou três laranjas bahia daquelas bem lindas com bastaaante suco e a Raspa da casca de uma das laranjas.

DSCN0185

 

-1 lata de leite condensado, sem a lata.

DSCN0186

-2 colheres de sopa de amido de milho (aquele mesmo que você está pensando!  o que usa pra fazer mingau)

DSCN0188

-250g de ricota esfareladinha.  Basta desfazer todinha com um garfo, ou com as mãos mesmo

DSCN0189

-4 ovos da diversidade inteiros

DSCN0191

-200g de damasco seco picadinho

DSCN0192

-1 liquidificador

metvisa_-_liquidificador_lql4_

-1 forma untada e enfarinhada (eu usei uma forma redonda de fundo removível)

untar-enfarinhar-forma

Modo de preparo:

Coloca no liquidificador o leite condensado com o suco de laranja e bate até ficar homogêneo.  Então acrescenta o amido de milho, e bate até ficar uniforme, depois inclua a ricota com paciência pra liquefazer a mistura.  Adiciona os 4 ovos descartando apenas a casca, e deixa bater por quinze segundos, ou mais, para que os ovos sejam bem triturados e amalgamados à massa.

Desliga o liquidificador e ajunta, com uma colher, as raspas da casca de uma laranja bahia, a mais bonitinha e cheirosa.  Após consubstanciar suavemente as raspas, despeja com carinho na forma untada e enfarinhada, aí espalha os pedacinhos de damasco por cima da massa, com cuidado para não ficarem amontoados.  Não se assusta que esses pedacinhos vão afundar mesmo.

Coloca no forno pré-aquecido à 200ºC por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem firme e levemente bronzeado, pq a massa fica branca mesmo.  Tira do forno, aguarda esfriar um pouco pra não esquentar as coisas na sua geladeira, e coloca pra gelar durante um bom tempo, pq ele fica mais gostoso bem gelado!

41d861e193ec337bb4fabfd4a34ac752.jpg

 

Meu pai, minha mãe e minha tia experimentaram essa sobremesa.  Minha mãe arregalou os olhos e falou que lembrava alguma coisa que ela comia quando era criança, ao que minha tia disse que era o pudim de laranja da Vó Lina, mãe da minha mãe.  Daí tiramos o gostinho de infância.

Meu pai gostou bastante também! 😀

Não deu tempo de tirar foto. :/

8 thoughts on “Gostinho de infância… da minha mãe.

Deixe uma Resposta

